domingo, 29 de julho de 2012

Jantar Harmonizado nro. 02


Continuando com a série de jantares harmonizados baseados nos cardápios do livro Jamie Oliver 30MM, abri minha casa para os amigos para esse jantar super agradável.

Para as boas vindas, servi um cava Clos de Torribas Demi-Sec. Eu não conhecia esse vinho e achei muito saboroso como aperitivo. Uma ótima relação custo x benefício. Pão de Açucar R$ 34,90



Como entrada servi uma Salada de Rúcula e Agrião que incrementei com linguiça portuguesa com erva-doce curada,  parmesão e molho de limão siciliano.


Para harmonizar com a salada, servi um vinho branco seco, com um acidez muito boa e preço excepcional: Casa Flora R$ 18,90 


O livro chama o prato principal de "Massa à Jools grávida". Jools é a esposa de Oliver e, provavelmente, ela tinha desejos de grávida com essa receita!
É um penne com molho de linguiças ao sugo.
Utilizei uma linguiça artesanal, elaborada com ervas, muito saborosa. Para equilibrar os sabores, acrescentei cenoura ao molho de tomates pelados e manjericão. Para servir, muito queijo grana-padano.




Na harmonização com o penne, optei por esse italiano que encontrei em promoção na casa Flora. Elaborado com as uvas Primitivo e Merlot, harmonizou super bem com o molho. Como estão mudando o rótulo do vinho, o preço estava de R$ 43,00 por R$ 30,00.



Seguindo o livro, a sobremesa era "Tortinhas de Frangipane": massa Folhada, geleia de frutos silvestres e cobertura de frangipane (amêndoas moídas, manteiga, ovo e raspas de laranja), acompanhada de chantily.  



Harmonizei com vinho do Porto Ruby, que casou muito bem com a geleia da sobremesa. Comprei em promoção do Pão de Açucar de R$ 45,00 por R$ 35,00




"Diante de um prato de comida, podemos nos alimentar e seguir a vida, mas, diante de um prato de comida, também podemos apaziguar nossas tensões, reconhecer a gratidão, sorrir e brincar, dispensar as angústias, olhar quem está por perto, transformar o banal em algo extraordinário. Diante de um prato de comida, sobretudo, mais que sobreviver, podemos viver."  Blog Alhos e Passas



Aqui, mais algumas fotos do jantar e da produção, registradas pelo Pedro, meu genro





  
    










Um comentário:

  1. então xô falar ... sempre gostei de vinho mais confesso que a cerveja é a bebida que me acompanha embora nesse exato momento estou a um tempo sem beber ( amoxilina ) . Em uma viagem a São Francisco Chavier com uns amigos a Regiane levou alguns vinhos , falou sobre o assunto fez uma comidas sensacionais me ensinou a abrir uma garrafa da forma certa . Quando paro na frente de uma adega ja penso putz vou ligar para a Rê pedindo uma dica e sempre dá muito certo , não só o acompanhamento mais o intuito da escolha as dicas são boas demais . A ideia do Blog é sensacional estreitando minha vontade de conhecer mais sobre o assunto fora que eu fico todo proza quando alguem fala assim , aah o meu medico disse bla bla , o meu advogado disse bla bla bla o meu corretor disse bla bla eu falo a minha sommelière disse vai por aqui Neco que esse vinho é bom . Parabéns Rê sou seu fã . bjo

    ResponderExcluir